Seja amigo da sua voz: Cuidados!

by - 16:24


No dia 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz , a ferramenta mais usada, mais potente, mais maravilhosa e unica que podemos ter. 

Bem, essa data foi criada inicialmente aqui no Brasil no ano de 1999, pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, e em 2003 ela ganhou repercussão internacional, se tornando uma data que é comemorada mundialmente. O objetivo dessa data, é incentivar  e alertar as pessoas sobre a importância, e os cuidados que devemos ter com nossa voz. 

A voz, como todos sabem, é o nome dado para o som feito com o uso das cordas vocais, sendo necessário o uso dos pulmões, as pregas vocais da laringe e os articuladores, como língua, dentes e lábios. 

Mas voltando a data, o objetivo, como citado acima, é realizar uma ação de cuidados. Pois assim como qualquer outra parte de nosso corpo, a voz também precisa ser cuidada, principalmente para evitar o diagnóstico de câncer na laringe, que pode comprometer toda sua qualidade de vida.

Imagem de: oficinadamente.com
As pessoas que mais utilizam a voz como meio de trabalho, como os cantores, jornalistas, professores, atores, telemarketing e tantos outros, seguem uma lista de cuidados, e até o acompanhamento necessário de uma profissional da área, mas os demais cidadãos, na maioria das vezes desconhecem as doenças que podem contrair, assim como os cuidados e a importância que a voz tem para sua vida.

Pense bem, é através da voz que se comunicamos, que expressamos nossas opiniões, nossos sentimentos, que somos reconhecidos. Então que tal darmos um pouquinho de carinho em forma de atenção?!

Para quem não sabe, doenças respiratórias, como rinite, que dificulta a produção da voz e faz com que usemos da força para usar, assim como as doenças gástricas, como gastrite nervosa e refluxo, que podem ferir as pregas vocais, e o consumo de cigarro, bebidas alcoólicas, refrigerantes e alimentos que geram gases, são os maiores fatores que podem prejudicar a sua voz. Para te ajudar, vamos listar algumas dicas de cuidados, segue ai:

Água é o maior remédio para tudo na nossa vida, e é por isso, que todos os médicos recomendam. E para a garganta, para a voz, ela é também essencial, então a primeira dica é: Beba muita água, não economize nesse quesito.

Como citado acima, cigarro e bebida alcoólica são os consumos que mais prejudicam a voz, então procure não ingerir esses produtos. Assim como evite o consumo excessivo de bebidas e alimentos com muito ácido.



Não force sua voz. Evite gritar em excesso em um período prolongado, principalmente em ambientes que são muito barulhentos. Assim como evite sussurrar, pois essa ação pede um esforço maior que a nossa fala em tom normal. O recomendado é sempre realizar exercícios de respiração, falando pausadamente e articulando bem suas palavras.

Evite ambientes com muito pó, com cheiros fortes e o uso excessivo do ar condicionado. Esses ambientes ressecam sua garganta, lhe fazendo forçar a voz.

Pratique exercícios físicos, mantenha uma alimentação saudável e um sono tranquilo. Um alimento bem recomendado na limpeza da voz, que muitos comunicadores e cantores usam é a maça. Acredite, essa fruta pode ser uma grande aliada!

Quando utilizar muito sua voz, dê um descanso a ela ficando em silencio e realizando alguns exercícios de respiração. E se acaso você perceber Alterações na sua voz, desde o timbre a ação de impostar, ou se tiver tosses ou rouquidão frequentes, procure um especialista.

Se quiser manter uma qualidade de vida boa, com uma voz saudável, que tal encarar uma aula de canto? É um curso ótimo para aprender a cuidar de sua voz, e quem sabe descobrir um novo talento.



Para saber mais sobre os cuidados, recomendamos que procure um especialista, e também, pesquise mais sobre o assunto nos seguintes sites: Cordas e Vocal , Campanha da Voz e Serviço Nacional de Saúde.

Espero que tenham gostado das dicas e desejamos a vocês,
 um feliz Dia Mundial da Voz. Beijos Gigi :*

You May Also Like

23 comentários

  1. Eu canto, e é bem legal ver esse post, porque poucas pessoas dão o devido cuidado para a voz e não conhece os riscos futuros que podem encontrar no caminho. Adorei o post, parabéns! <2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, poucas sabem na verdade quais são as doenças que podem afetar muito a voz. Isso também é um tanto culpa da mídia, mas estamos ai para mudar haha. Obrigada pelo comentário ♥

      Excluir
  2. Não sabia que tinha um dia internacional da voz, mas achei bem interessante, eu sempre tomo o maior cuidado com a minha voz, parabéns pelo post, com certeza muitas pessoas depois de leram seu texto, iram da mais valor para a voz delas. 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, então, só fiquei sabendo dessa data por que trabalho em rádio haha. Muito obrigada pelo comentário ♥

      Excluir
  3. Ameiii!! Realmente temos que cuidar muito!!! Não tinha pensado por esse angulo que você colocou muito bom mesmo!! prometo que vou tomar mais água !!! beijos beijos



    www.cinthiadaniele.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cinthia, que bom que gostou! Isso, aguá é o melhor remédio para tudo haha. Beijos

      Excluir
  4. Nossa. Não sabia que existia um dia especial para voz. Muito legal. Água é essencial e bom para tudo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia, legal né?! Até nossa voz tem um dia todo especial. E aguá é sempre o melhor haha, beijos ♥

      Excluir
  5. Gostei muito da postagem! Não sabia desse dia da voz. Eu acho que faço quase tudo direitinho, só preciso beber mais água, mas de resto é sucesso. Não fumo e raramente bebo, então tô de boas haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tarsila, que bom que gostou! É um dia bem legal e que poucos conhecem, e fico felizona de saber que se cuida bem. Continue assim. Beijão ♥

      Excluir
  6. Adorei a postagem! òtimas, dicas, beijos
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Que post super útil. Todo mundo deveria saber destas dicas. Algumas são novidades para mim, e olha que leio bastante sobre esse assunto, pois fico sem voz de vez em quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja, também vivo perdendo a voz, mas isso pode ser relacionado ao clima de sua cidade. Mas creio que essas dicas podem ajudar muito. Feliz que gostou ♥

      Excluir
  8. Que legaal!! Não sabia dessa data!
    Sou professora, mãe e as vezes canto... kkkk
    Ou seja, preciso me corrigir e tratar melhor a minha voz.
    Aula de canto seria muito bom, heeim.
    Achei seu post muito interessante e informativo. Acredito que onde eu moro
    um dos fatores que pode dificultar a ida a um fono é talvez, o custo do atendimento.
    Mesmo assim, acredito que compensa e muito!
    Bjo
    (Jeferson Adriana kesia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, poxa que legal em, seus filhos devem amar cantarolar com a mamãe haha. Então, realmente um tratamento adequado pode ser caro, mas vai de pesquisar e saber que isso pode te trazer muitos benefícios. Beijoos ♥

      Excluir
  9. Conheço algumas pessoas que trabalham com a voz e sempre precisaram tomar muito cuidado com ela e acho que mesmo quem não utilize para trabalho, deve se atentar e cuidar das cordas vocais

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Ótimas dicas com certeza pra quem trabalha com a voz. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  11. Olá, amei conferir esse post e saber um pouco mais sobre a escolha da data e os cuidados que devemos ter com a nossa voz, uma ferramente essencial e maravilhosa do nosso corpo.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post e não sabia de todos os fatores que prejudicam a voz. Eu já fiz aula de canto e costumo fazer alguns exercícios de tom, respiração e até de alongamento da boca.

    ResponderExcluir
  13. Arrasou nas dicas, precisa ser compartilhada e eu fiz! PArabéns pelo post, sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Preciso desse conselho aqui: "Não force sua voz. Evite gritar em excesso em um período prolongado, principalmente em ambientes que são muito barulhentos"
    Amei seu post, super útil!

    ResponderExcluir
  15. Oi, como está? Adorei seu post e sim, é verdade que quem usa a voz para fins profissionais acaba por ter mais cuidados que quem não o faz não tem. A minha madrinha era professoara e, para além de muitos dos cuidados que tinha que ter fazia também, por vezes, fisioterapia... eu confesso que sou uma descuidada :(
    Um beijinho

    ResponderExcluir

O que acharam deste ultimo post?! deixem aqui seus comentários.Obrigada